terça-feira, maio 29, 2012

Atualização da Vida │ Posicionamento

Alguns podem até achar bobeira o que vou escrever, sobre o que vou falar... Na verdade até acho que pode ter esse lado meio infantil de enxergar, mas, na verdade, é importante reconhecer certas coisas no sentido de ter o pleno entendimento do assunto.

Sou homem, e não digo isso somente para afirmar meu gênero, mas sim para trazer o entendimento que se faz necessário para entender todo o contexto e todo o peso que essa palavra trás. E, como tal, há expectativas a serem atendidas, principalmente as minhas.

Recentemente, em janeiro, tive que tomar uma atitude difícil, que envolveu todo a moldura em que minha vida estava. E, é engraçado como não me arrependo disso. Na verdade em certos aspectos, sim, arrependo-me.

Mas ressalto o quão importante foi pra mim manter minha posição, minha palavra. Um homem sem palavra não é nada. Já diz a Bíblia Sagrada que nossa palavra tem de ser "sim, sim e não, não", ou seja, Não se prostitua, sede reto nas palavras.

É claro que arrepender-se, ou precisar mudar sua palavra mediante a comprovação de um erro é, e sempre será normal. Honesto.

Quero na verdade é atentar para a maturidade que precisamos ter para encarar os problemas da vida, da sabedoria que precisamos buscar e por consequência, as atitudes certas nos perseguirão.

Estou lendo uma trilogia da qual tenho falado bastante e aprendido bastante com ela também, que diz que há um caminho chamado Lethani. No livro ela funciona como uma espécie de filosofia (remetendo a alguma filosofia oriental) que guia quem a segue.

Mesmo no livro ela é dificil de ser explicada ou exemplificada, mas vou tentar transmitir o que consegui entender, ilustrando assim o que quero dizer com esse texto. (risos)

Quem segue a Lethani faz o que é certo porque sabe o que é certo, ainda que para os outros possa parecer errado, amoral ou inconsequente. É seguir seu íntimo com naturalidade, trazendo à tona a normalidade da alma sem máscaras.

É se posicionar num caminho reto, sem tangentes, atalhos ou nuances, É simplesmente ser.

E é ser com base naquilo que é bom e do bem. Seguir a Lethani é ser quem você é e foi feito pra ser.

Não é fácil saber quando a atitude que tomamos é certa, muitas vezes só o tempo nos mostra se agimos certo ou errado. As vezes é preciso muito tempo.

Quem me conhece sabe minha opinião sobre a maturidade. Acho que ela é totalmente relativa, independe de idade e depende totalmente da situação. Claro que há um senso comum.
Mas o que quero dizer é que posso ser muito maduro com assuntos de trabalho por exemplo, mas totalmente imaturo no tratamento com meus amigos... Enfim, é relativo. E, por isso acho que estamos sempre em processo de amadurecimento.

Enfim, é importante sabermos nos posicionar, entendermos quem somos e o que queremos.
De tudo que temos o mais valioso é a nossa palavra, nosso caráter, nosso posicionamento é meramente reflexo disso.

ha ha ha ... na verdade queria escrever sobre outra coisa, mas acabou saindo isso...

Espero que possam me perdoar!

7 comentários:

  1. A religião oriental que vc falou parece ser o taoísmo. Onde tão é o caminho a ser seguido.

    ResponderExcluir
  2. A religião oriental que vc falou parece ser o taoísmo. Onde tão é o caminho a ser seguido.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O processo de amadurecimento não é linear, porque os caminhos que escolhemos na estrada da vida , tb há bifurcações , encruzilhadas sem placas e sobressaltos.
    Mas que possamos encontrar nesse percurso a palavra maturidade e dizer ”Seja bem-vinda.”
    E que com ela venham: a paz, a sabedoria, a descoberta, a tranquilidade, o discernimento... para avançarmos então, mais confiantes e sem medo, descobrindo-nos e amadurecendo a cada dia.
    bjks
    Gizele

    ResponderExcluir
  4. Texto simples mas de grande valor reflexivo... gostei de refletir meus atos através da ótica desse texto. Obg e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal obrigado por se interessarem e por comentar tb! =)

    João eu pensei bastante no budismo qnd dei a referencia, mas vc foi mais assertivo!

    Gi, ja tinha tempo que vc nao comentava hein.. rsrs nem por e-mail.

    Manoel, essa é a intenção, auto reflexão... Rapaz, ainda não dispus do tempo que gostaria para ler seu blog, mas o final de semana esta chegando e farei isso certamente! =)

    ResponderExcluir
  6. Amigo
    Tb concordo q o Homem deva ter carater, palavra, assumir seus atos, pq homem sem noção e infantil é a pior coisa que existe...
    Renata

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.