quarta-feira, junho 20, 2012

Atualização da Vida │ Trem da Meia-Noite

Não sei se conseguirei explicar bem minha intenção com esse texto. Às vezes, por mais que sejamos bons com as palavras, há momentos nos quais não conseguimos nos fazer entender com plenitude ainda que usássemos o desenho como ajuda...

Pois bem, ainda que possa parecer um texto "derrotista", não é. Nunca será! Por isso, me esforçarei para explanar bem as idéias.

Certa feita, um alguém muito cínico e dissimulado, me disse:

"Meu pai dizia que a oportunidade é como um trem que passa na estação. Se você não estiver pronto e no horário, ele passa e você fica."

Mesmo isso vindo de alguém com as "virtudes" citadas antes, é de extrema sabedoria e isso me faz pensar. Sempre.

Daí, pra completar, sempre que escuto a música "Trem da Meia-Noite" do Buddy Guy, fico pensativo sobre esse tema.

Sim, me ponho a pensar e ver tudo que ja aconteceu na minha vida. Das oportunidades que conquistei e das que perdi. E, por mais que por vezes a vida tente nos fazer pensar que o que perdemos, por algum motivo, poderia ser maior do que aquilo que conquistamos. Ela pode estar certa.

Pode, porque o SE é extremamente poderoso, é o que nos faz ponderar sempre, hesitar, é o que motiva o sentimento de dúvida.

E se...

No entanto, mesmo assim é impressionante como essa frase tem o poder de mexer comigo. A cada nova situação que vivo, me imagino como o personagem da música, parado na estação, esperando um trem que não virá.

É. Vou mais além do que a simples ilustração de perder um trem que passou ou de estar ali no horário que ele passará.
Sempre penso que na verdade ele, o trem, nunca existiu.

Sempre penso que somos nós quem fazemos nossas oportunidades, com trabalho, raça e determinação. Força de vontade e choro. Suor e sangue.

Claro, não posso ignorar o fator: Deus. Mas, não trabalhe não pra ver se alguma porta lhe abrirá.

Quando penso no meu futuro não vejo as oportunidades que podem me surgir, mas sim, as oportunidades que posso criar. Os caminhos que posso construir para conquistar aquilo que desejo.

Não há trem da meia-noite vindo pela linha. Não há trem da meia-noite.

Muitos podem me achar radical demais e até mesmo descordar. E todos tem sua razão. Mas, para mim, a verdade é essa.

Nunca fui o queridinho de ninguém e nunca tive ninguém que me abrisse portas. (exceto pela Moura, levando em conta a vida profissional)

Nunca tive sorte.

Ultimamente, eu até quis ter alguém que pudesse me oferecer atalhos ou ajudar a limpar o caminho. Engoli a vergonha e pedi, fiz e até me declarei.

Mas já aprendi que comigo, Deus não permite que as coisas sejam menos difíceis.

As oportunidades estão aí para serem vislumbradas e perseguidas, e eu, estou mais do que disposto a conquista-las.

A quem interessar, a letra da canção diz assim:

"Eu estava parado na estação
Dez para meia-noite na chuva
Eu estava cuidando da minha vida
Esperando pelo trem da meia-noite.

Ninguém à vista eu estava encarando meus sapatos
Peguei meu jornal para tentar encontrar algumas boas notícias
Cuidando da minha vida
Quando o bilheteiro chamou meu nome

Não há nenhum trem da meia-noite
Não há nenhum trem da meia-noite
Não há nenhum trem da meia-noite
Descendo pela linha."


Como me sinto bem ao ouvir essa música, por mais que o clima da letra seja bucólico.

Enfim, é isso. =)
obrigado aos meus leitores-presentes.

15 comentários:

  1. Meu amigo
    "Homens superficiais acreditam na sorte...
    Homens fortes acreditam em causa e efeito."

    Um abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu texto parece q o universo conspira contra vc.
    Faça a sua parte que ele fará a dele.
    Felicidades
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fernanda!

    rsrs mas é como falei no texto, é difícil de se fazer entender. :)
    O universo não conspira contra mim.
    Só quis dizer que não é facil. Aliás, como não é para a maioria das pessoas.
    Ou seja, não conte com a sorte, faça-a.

    ResponderExcluir
  4. Cresci ouvindo a seguinte frase dos meus pais: vc colhe o que planta.Comece a plantar agora p colher mais tarde.
    ela sempre me fez pensar.
    hj já marmanjo ainda penso nela.

    um abraço
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. é isso aí dr., isso é bíblico!

    ResponderExcluir
  6. o trem da meia-noite é o trem fantasma assustando a nossa consciencia bucolica.
    E se....

    ResponderExcluir
  7. a consciencia é FODA!!!
    mais cedo ou mais tarde ela apita como um trem fantasma a meia noite pra te acordar.

    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Quiz dizer que qd a consciencia começa a cobrar, ficar pesada, pelo tempo perdido , nao tem como voltar atraz é FODA!
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Profundo e forte.
    Pessimista,mas sincero.
    Gostei.
    Boa noite
    Mariana

    ResponderExcluir
  10. Marina, na minha visão, não é ser pessimista e sim realista ;)

    ResponderExcluir
  11. Fé para vencer, disposiçao pra o trabalho,mt garra e coragem, assim as coisas melhoram, nao é receita.
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Parece um texto derrotista, pessimista, individualista, egoísta, mas realista.
    Bota mais cor nessa vida!
    De um up grade!
    Fatima

    ResponderExcluir
  13. E o texto começa assim: Não sei se conseguirei explicar bem minha intenção com esse texto. Às vezes, por mais que sejamos bons com as palavras, há momentos nos quais não conseguimos nos fazer entender com plenitude ainda que usássemos o desenho como ajuda...

    Pois bem, ainda que possa parecer um texto "derrotista", não é. Nunca será! Por isso, me esforçarei para explanar bem as idéias.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.