quinta-feira, junho 14, 2012

Atualização da Vida │ Mudança de Prisma

Como falei ontem, ou anteontem sei lá... rsrsrs, vou falar algumas coisas sobre meu novo emprego, na verdade sobre como a vida profissional e pessoal podem ser tão homogêneas.

Ainda estou longe daquilo que quero alcançar, mas com certeza já dei alguns passos significativos pra frente. Claro, como em tudo na vida, nem sempre a gente acerta, mas, entre uma assinatura e outra, vamos avançando.

Comecei ralando como todo mundo, em rede de fast food, depois em mercados, "bicos", pequenas empresas e grandes empresas, aprendi muito com amigos, fui promovido, tive chefes, tive "chefes", fui chefe, e de gente que tinha  idade pra ser meu pai, ou até mesmo tanto tempo de empresa o quanto eu tinha de vida...

Mas, em tudo isso, em todos esses anos, que já devem ser dez, o que mais fiz foi aprender, crescer, sugar tudo de bom que as empresas e pessoas tinham pra me passar. Claro, também tive a oportunidade de ensinar, mas insisto, o que mais fiz foi aprender.

Cresci, como profissional e como homem, e isso é inegável, pois assim como passamos um terço da nossa vida dormindo, passamos pelo menos outro terço trabalhando. E, é indiscutível que vamos nos moldando como pessoas nesses ambientes também.

Às vezes se passa tanto tempo num emprego que você é capaz de traçar um perfil comportamental dos funcionários de lá. Vi isso em alguns lugares, mas de forma mais intrínseca, no último emprego.

No entanto, mesmo também sendo moldado de forma pessoal por todos esses lugares, esse meu último emprego, o atual, me faz pensar sobre.

Lá, profissionalmente, não me adiciona em nada, tudo velho, fácil, sem desafios palpáveis, é apenas seguir a cartilha dos anos e ter disposição pra trabalhar que o sucesso será uma consequência mais óbvia do que descer pra baixo.

Sinceramente acredito que meu único desafio seja o "comportamental", afinal sofri desvio de função, e o que era pra ser um analista, virou um estoquista... até bronca da cozinheira eu to levando é mole! rsrsrs =) (mas isso tiramos de letra)

Mas, trabalhar lá, tem me ajudado como pessoa. Meu chefe, que fez entrevista comigo, pro mesmo cargo (é na verdade fiz entrevista pra supervisor e acabei como analista. Lá não havia controle de estoque), é um cara incrível, um amigo que gostaria de ter conhecido desde sempre.

Há também pessoas de outros setores, que me fazem sentir tão bem que parece até que nos conhecemos ha anos, e que já tivemos tantas conversas... O papo, a amizade simplesmente flui.

E com eles, tenho aprendido a ser uma pessoa melhor. De um jeito diferente com cada um, mas sempre aprendendo e crescendo. (e olha que só estou lá a uns 45 dias)

Não costumo citar nomes nos meus textos, mas quero deixar claro aqui meu carinho pela Rute, Elisama, Luiz, Sr. Luiz, Angélica...

Tem sido ótimo trabalhar com vocês, nossos papos, conselhos, idas ao Pub, risadas... Nos conhecemos a tão pouco tempo, mas já somos capazes de nos entender com simples trocas de olhares.

Nunca tinha acontecido isso comigo, me sentir tão amigo de "alguéns" tão rápido.

O que mais quero, nesse tempo que Deus me permitir ficar lá, é crescer mais como pessoa.
Até tive uma outra experiência que me fez crescer como pessoa, mas de forma diferente, que foi no Hospital. Lá aprendi a ser mais humano e menos indiferente.

Convivi com as piores dores do corpo e da alma, tentando lidar com a morte do outro... não querido por mim, mas querido... muitas vezes a pessoa mais importante na vida de quem esperava naqueles bancos, sozinho, no frio ou chuva.

Foi difícil.

Mas hoje, me sinto crescendo como pessoa. Me sinto aprendendo um pouquinho a cada dia com a historia de cada um, com os conselhos, com as brincadeiras... Não só cresço em humanidade, solidariedade, seriedade...

Na verdade é difícil explicar. E, mesmo que esse texto fique piegas, é verdadeiro. E se sendo verdadeiro, sou piegas... paciência. =)

Só espero não decepcionar vocês.

6 comentários:

  1. Realmente, Nelson, lidar com a morte do outro nos faz refletir e nos colocar na situação que o outro está passando: "E se fosse comigo? Eu gostaria também de um ombro amigo, uma palavra de conforto". Então,que tenhamos a empatia para estender uma mão amiga a quem precisa.

    Um abraço,
    Sávio.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo...
    Empatia pra mim é uma palavra chave para praticamente qualquer momento da vida.
    Talvez, nunca sejamos capazes de utilizar a empatia plena, mas é preciso se esforçar.

    Um grande abraço e obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  3. Sabe... Podemos até ficar furiosos, ter o direito de nos irritar, mas não podemos ser cruel com ninguém, nem conosco, porque por pior que seja uma perda, uma mudança de situação , o aparecimento de uma circunstancia adversa, sempre existirá uma saída, ou até duas...
    Agora, saber escolher novos caminhos com sabedoria e amadurecimento é que vai fazer a diferença.
    Obrigada, por me fazer refletir, através do seu texto, como é importante exercitar, a cada dia, a capacidade de transformação, vivenciando novas experiências ou trazendo à memória algumas delas, compreendendo e aprendendo a olhar para a vida e para os desafios sob um novo prisma.
    Gizele

    ResponderExcluir
  4. Faço esse comentário pq isso tb aconteceu comigo.
    As vezes a vida dá uma reviravolta.
    Ainda bem q tem pessoas do nosso lado dispostas a ouvir, dar conselhos estender a mão e nos fazer acreditar que td isso faz parte do crescimento.
    Siga em frente, a vida sempre terá mais para proporcionar, só vai depender do seu ponto de vista.
    Um abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  5. Nelson,
    o povo quer saber qd começará a próxima novela mexicana.

    abraços
    Cris

    ResponderExcluir
  6. A próxima novela nunca avisa quando vai começar... É por isso que eu gosto dessa vida ;)

    Tô igual à Band News, tudo pode mudar em 15 min.

    A sua vida não é assim não Cris? Ou você é vidente?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.