segunda-feira, outubro 10, 2011

Sentimentos - 2ª Parte │ Humildade


“ Humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.” -  Miguel de Cervantes

É com essa poderosa frase que tentarei escrever hoje sobre a humildade. Não devo me alongar por demais, haja visto que tenho andado com minha mente tão cheia de coisas para resolver que não me sinto tão inspirado para destrinchar o assunto, mas, no entanto, tenho fome de arriscar algumas simples linhas.

Nunca tive nada além do que qualquer pessoa normal é capaz de ter, hoje é verdade que Deus me permitiu ter alguns benefícios à mais, mas no geral isso não me diferencia do todo. Sempre aprendi em casa o quanto a humildade deve ser valorizada e bem vista. Mas confesso que nos dias de hoje é difícil não somente definir a palavra assim como também é difícil encontrar quem o seja na essência.

Mesmo tendo aprendido a ser humilde de berço, até porque minha família sempre o foi de fato, sempre vi na minha mãe um orgulho além do que o ensinamento da humildade nos trás. Não falo de um orgulho altivo no sentido de sentir-se melhor do que outrem, mas sim uma altivez introspectiva. Não tem quando aprendemos a andar de bicicleta? Então, ficamos super orgulhosos e altivos ao falar: “eu sei andar de bicicleta”
Não porque sabemos mais do que nosso amigo ou porque somos melhores, mas sim, porque nos orgulhamos de nós mesmos, ficamos felizes com a conquista.

E é exatamente assim que aprendi a ser, gosto de falar sobre minhas conquistas, por menores que sejam para o resto do mundo, claro isso não me faz um chato egocêntrico ou muito menos um falso modesto.  O fato é que mesmo sendo tão pouco me sinto bem com isso. No entanto esse não é meu foco hoje, mas sim enfatizar que mesmo que eu conseguisse ser alguma coisa nessa vida, na verdade nada sou.

Quando trabalhei num projeto do Governo do Estado do RJ, num hospital estadual realmente aprendi o que é ser humilde. Isso não somente pelos exemplos de pessoas que beiram o simplório, mas também por aqueles que mesmo estando no mesmo barco, desconhecem o sentido da palavra, humildade.

No geral, me considero alguém humilde, não sobrepujo ninguém, procuro ao máximo não subjugar, não julgo e estou sempre disposto a usar a empatia concomitantemente à tudo isso.

Humildade para mim é ser simples no falar, no ser, educado, gentil, honesto e ter caráter.
Não há como descordar de Cervantes! Sem Humildade, não há como chamar de “virtude” qualquer outra coisa.


Enfim, desculpem-me por essas poucas e às vezes “desconexas” ideias.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.