segunda-feira, novembro 05, 2012

Atualização da Vida │Ponderações Sobre o Amor


Pois é... já tem um bom tempo que eu não escrevo sobre o amor ou sobre os seus efeitos (devaneios) sobre a minha vida...

Então, esse final de semana eu estava conversando com uma amiga não diretamente sobre isso, mas nosso bom papo, me fez ponderar sobre algumas coisas.

Não, não estou apaixonado. Muito menos louco de amores como fiquei até o final do ano passado. (e o tempo passa rápido)

Bem, tenho pensado sobre como a inspiração sobre esse sentimento pode acabar nos motivando, nos levando a ir além daquilo que pensamos ser nossos limites. E, por muitas vezes, como faz bem ser levado por esse impulso “incoerente” e quase sempre sutil.

Há pessoas que precisam sentir amor, há aqueles que não conseguem viver sozinhos... terminam um relacionamento e logo se atiram em outro. Daí alguns pensam, louco. Não, eu diria simplesmente loucos por amar, por cuidar e ser cuidado.

Ainda há também aqueles que somam a si próprios dentro da sua suficiência de vida. São aqueles que até gostam sim de amar, mas pra eles não é objetivo ou caminho... é a suave curva que aparece quando menos se espera e te permite ver com mais clareza o caminho a seguir.

E, há também aqueles que gostam de amar e se sentem completos com isso, mas que, em algum momento se machucaram, decepcionaram... são aqueles que simplesmente tem medo de amar novamente, ainda que precisem e/ou anseiem.

Na verdade há tantos tipos, tantos caminhos... Mas para mim, esses três são os mais comuns, os mais flexíveis e mórficos.

Meu ceticismo quanto a isso é nulo... ou deveria ser pelo menos...

Aprendi a interpretar através de uma voz amiga, alguém que me deu um conselho valioso, que o amor é atitude.

Sim, escolhe-se amar através de atitudes que corroboram pra isso.

Não posso eu ser leviano e simplesmente desconsiderar o sentimento.

Mas, sem atitudes de amor de nada vale o sentimento. É vazio.

Somos nós quem decidimos comprar flores, levar café na cama, andar de mãos dadas, ser gentis, perdoar, não trair, corresponder...

O que difere disso, pra mim, não é amor... é puro sentimento de admiração, fixação, adoração ou qualquer outra coisa senão algo vazio e unilateral.

Sei que um dia, novamente, vou provocar atitudes de amor em alguém... Já tenho tido algumas, ainda que dentro do meu silêncio.

Mas é como falei, não; não estou amando.

Um comentário:

  1. Muito bom! Cada um escolhe seu caminho e define seu amor ;) O mais difícil é encontrar alguém no meio do caminho que escolhemos e que ainda tenham as mesmas considerações acerca do amor que nós construimos!
    Géssica Reis.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.