domingo, novembro 28, 2010

Egoísmo?

E novamente o mundo dá suas voltas... Domingo, 00:01 e eu aqui sozinho, pensativo, cheio de emoções, carências, vitórias, frustrações e tudo mais que me faz tão ser humano quanto você pensa ser.
Minha vida, pacata e complexa, agitada e simples vida. Os caminhos do meu coração admito, são tortuosos e tenho querido que Deus os endireite. E, mais do que isso, quero que o meu querer por isso volte.

Tudo indo bem, meu filhotinho lindo crescendo, as coisas cada vez mais nos seus eixos e os problemas aparecem na mesma medida em que as soluções se mostram. Mas ainda assim fico pensando e pensando...

Tenho vivido um turbilhão de coisas e estou até gostando de vive-las. Mas chegará, com certeza, o momento de me decidir pelo caminho que devo seguir.

Na verdade ainda acho que a palavra "caminho" é uma palavra forte demais, mas numa outra oportunidade falo sobre isso.
Olhem que curioso: Tenho usado o facebook religiosamente e acho super legal a integração e interação que a ferramenta promove hoje no meio social.E, acabou de acontecer uma coisa que eu gostaria de compartilhar.
O pastor da igreja a qual ainda me considero membro escreveu sobre a violência no rio:
"Muito estranho tudo que se passa aqui por dentro: "Mata geral; tomara que não se entreguem". Ao mesmo tempo: "Piedade destes pobres diabos humanos". Não sei mais nem o que pensar, mas agredeço ao Pai por ter meus filhos, irmãos e amigos por perto. Egoísmo ou gratidão? Torno a não saber."
Prontamente respondi:

"tudo se mistura, mas do jeito que eu tenho encarado, vejo como puro egísmo. De certo, justificado pelo amor que gera gratidão. mas sendo taciturno, ratifico o egoísmo."
Rapidamente veio a tréplica:
"Impossivel definirem meio a poeira levantada. Vale apenas a reflexão já que a interrogação é certa."
E, eu claro, respondi:

"comentei pelo que defino em mim, haja visto que afirmei."
Hoje, vivemos assim, puramente no egoísmo. Claro um egoísmo disfarçado de tantos outros sentimentos. Ora amor, ora gratidão, ora alegria, ora etc..

Mas o fato é de que somos cada vez mais egoístas, acho que tenho um bom exemplo para ilustrar.
Há pouco eu conversava com alguém na faculdade sobre o casamento, e como o meu infelizmente acabou, acabei por aconselhar a pessoa como aprendi dentro da igreja.
"Quando nos casamos, nos casamos para fazer o outro feliz e não para sermos felizes. Somos felizes por consequencia da filosofia adotada, ou seja, quando nos preocupamos em fazer o outro feliz, automaticamente seremos felizes através do outro."

Por isso meu casamento não deu certo e talvez seja por isso que nunca dará.

Temos que deixar de ser egoístas.

Fui infeliz porque só me preocupei em faze-la feliz e não recebi o mesmo de volta. E agora, olhem a inconsistência, resolvi ser egoísta e estou sendo, de certa forma, feliz.

2 comentários:

  1. Sabe, eu estava conversando com uma amiga minha sobre isso semana passada... Em vários momentos da minha vida eu me sinto a pessoa mais egoista do mundo. Então ela me respondeu que também é muito egoísta, mas não quer mudar isso pq se ela não se preocupar com a própria felicidade e com a felicidade e saúde de quem ela ama, quem o fará?
    Foi o que vc disse, também. E eu me senti muito menos culpada em ser egoísta. xD

    Beijos,
    K-rol

    ResponderExcluir
  2. Mtas vezes somos sim egoístas e esse egoísmo toma a forma do sentimento agregado ao momento, outra coisa q concordo é q a forma q nos é ensinada na igreja sobre comportamento no casamento está errada! (p quem nasceu ou viveu em berço evangélico, gente) pq claro q queremos fazer o nosso ser amado feliz e confiante, mas isso é sim uma via de mão dupla, pois não tem como vc ficar anos de sua vida só doando, só sendo, só aceitando, só amando e o outro não move uma palha... TUDO na vida da gente é uma troca e a palavra TROCA tem de ser mto bem interpretada, pq é bem diferente da palavra INTERESSE.. numa troca no amor, a gente dá o q tem de melhor na gente, nosso coração, nosso tempo, nossos sonhos, mas "em troca" a gente espera receber o mesmo sentimento p guardar no nosso coração.. a meu ver é como se a gente colocasse no ser amado o q temos de melhor( o q já doamos a nós mesmos , por isso sabemos amar #olha_o_amor_proprio_ai) e ele por amor, nos devolve em sentimentos o q de npos recebeu.... o q discordo(to aprendendo c vc a ser do contra, namorado :P) é q isso não pode ser chamado de EGOÍSMO, sabe pq? egoísta é a pessoa q além de ter condições de se doar p alguém, recebe o q o outro tem de melhor e não doa, só p ter em "dobro" o q seria MULTIPLICADO se "dividido" com alguém..

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.